VALIDAÇÃO DO QUESTIONÁRIO RHINOPLASTY OUTCOME EVALUATION (ROE) PARA PORTUGUÊS

Autores

  • Sara Sena Esteves Centro Hospitalar do Porto

DOI:

https://doi.org/10.34631/sporl.286

Resumo

Introdução: A cirurgia estética facial e os seus resultados continuam a ser um desafio, tanto para o doente como para o cirurgião. O Rhinoplasty Outcome Evaluation (ROE) é um questionário de fácil aplicação que abrange os principais aspetos que influenciam a satisfação do doente submetido a rinoplastia.

Material e Métodos: Procedeu-se à tradução, adaptação cultural e validação do Rhinoplasty Outcome Evaluation da língua inglesa para o Português de Portugal.

Resultados: A tradução e retradução, seguidas de revisão por um painel de peritos, permitiram criar uma versão intermédia do questionário. Foi testada a reprodutibilidade teste-reteste e a coerência interna, com a utilização do coeficiente α de Cronbach. Assim, resultou a versão final do ROE, constituído por 6 questões que avaliam os principais fatores que influenciam o contentamento do doente em relação à rinoplastia.

Conclusões: A versão Portuguesa do ROE é um instrumento válido na avaliação de doentes submetidos a rinoplastia, permitindo objetivar a sua satisfação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2016-02-07

Como Citar

Sena Esteves, S. (2016). VALIDAÇÃO DO QUESTIONÁRIO RHINOPLASTY OUTCOME EVALUATION (ROE) PARA PORTUGUÊS. Revista Portuguesa De Otorrinolaringologia E Cirurgia De Cabeça E Pescoço, 53(2). https://doi.org/10.34631/sporl.286

Edição

Secção

Artigo Original